siiue | gesdoc | aaue | moodle | rdpc | sac | sasue

Breve Historial do Departamento de Pedagogia e Educação

Quando, em meados dos anos setenta, foi criado o Instituto Universitário de Évora, eram tão grandes as necessidades nacionais e regionais em termos de formação e habilitação de professores que foi logo assumido que seria esta uma das valências da nova instituição. Por isso foi criada a Divisão de Pedagogia e Educação – a redundância, a insistência no termo “Educação”, certamente ficaram a dever-se à importância então dada à vertente de extensão universitária à comunidade.
Logo em 1975 começaram a ser realizadas actividades de formação de professores dos vários graus de ensino, mas também outras no âmbito da Educação de Adultos ou em colaboração com o Plano Luso-Sueco.

Chegada a hora de criar na Universidade de Évora cursos de Licenciatura que formassem professores, o modelo integrado de formação foi a opção escolhida, tal como sucedeu também nas outras Universidades “novas” – componente científica e pedagógica, em paralelo, leccionadas ao longo dos cursos. Internamente, a Divisão estruturou-se, oficiosamente, em 3 áreas: Pedagogia Fundamental, Psicologia Pedagógica, e Prática Pedagógica. O Plano de Estudos das Licenciaturas em Ensino incluía então na sua componente de formação pedagógica um amplo leque de disciplinas e, desta forma, o núcleo inicial de meia dúzia de docentes foi reforçado com a contratação de um grupo bem mais vasto.

No ano lectivo de 1978-1979 foram criados os primeiros três cursos de Licenciatura em Ensino: em Matemática e Desenho, em Biologia e Geologia, e em Física e Química. Dois anos mais tarde, no ano lectivo de 1980-1981 iniciou-se a Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais, e no ano lectivo seguinte a Licenciatura em Ensino de Português e Francês. Finalmente, no ano lectivo de 1987‑1988, foi criada a Licenciatura em Ensino de Português e Inglês.
Em 1988, fez a suas provas de doutoramento em Ciências da Educação o primeiro docente e dirigente da antiga Divisão, o Professor Manuel Ferreira Patrício.
No ano de 1989, com a publicação dos Estatutos da Universidade de Évora, no âmbito da nova Lei da Autonomia Universitária (Lei 188/88), a Divisão de Pedagogia e Educação foi transformada em Departamento.

No ano lectivo de 1988-1989, com a extinção da Escola de Magistério Primário de Évora, a Universidade assumiu a formação superior de Educadores de Infância e de Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico e estas novas responsabilidades foram assumidas pelo Departamento de Pedagogia e Educação, inicialmente ainda como Bacharelatos.
Outras responsabilidades relevantes no âmbito da formação de professores foram sendo assumidas ao longo dos anos, tais como a Profissionalização em Serviço, a leccionação de CESEs e de Cursos de Complemento de Formação para Educadores de Infância e para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Entre 1990 e 2009, o Departamento acolheu o Centro de Apoio da Universidade Aberta em Évora.

A evolução da formação científica dos seus docentes veio a permitir que no seio do Departamento emergisse, por parte de alguns deles, a vontade de proporcionar à Universidade a criação de novas Licenciaturas. Assim surgiram nos anos lectivos de 1996-1997 a Licenciatura em Filosofia e no ano lectivo de 1998-1999 a Licenciatura em Psicologia. Este processo culminaria, entretanto, na criação dos novos Departamentos de Psicologia (2003) e de Filosofia (2009).
Essa mesma evolução na qualificação do seu corpo docente permitiu, ainda na década de noventa, a criação de cursos de Mestrado em Educação. Depois, no ano lectivo de 2007-2008, foi criada uma Licenciatura em Ciências da Educação e, no ano lectivo de 2009-2010, foi criado um curso de Doutoramento em Ciências da Educação.

Entre 1975-1987, a Divisão/Departamento de Pedagogia e Educação estiveram sedeados no Colégio do Espírito Santo, e desde 1987 até 2005 o DPE funcionou no Palácio da Inquisição. Desde 2005, funciona no edifício que foi da Unesul e entretanto foi denominado “Colégio Pedro da Fonseca”.

Foram eleitos e exerceram o cargo de Presidente do Conselho de Departamento do DPE:

1989-1993 – Manuel Ferreira Patrício
1993-1997 – Vítor Trindade
1997-2001 – António Neto
2001-2009 – Luís Sebastião

Foram Directores do Departamento:

2009-2011 – António Borralho
É actualmente Directora do Departamento Olga Magalhães.

Casimiro Amado

Departamento de Pedagogia e Educação